A região central da cidade de Belo Horizonte (MG) tem novas regras de tráfego para veículos pesados. A partir desta segunda-feira (21/2), os caminhões acima de 5 toneladas ou comprimento acima de 6,5 metros estão proibidos de circular de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h e das 17h às 20h, e, nos sábados, das 7h às 9h.
- Avenida Afonso Pena, entre Avenida do Contorno e Avenida Bandeirantes;
– Avenida Prudente de Morais;
– Avenida Raja Gabáglia, entre Avenida do Contorno e Avenida Barão Homem de Melo;
– Avenida Amazonas, entre Avenida do Contorno e Avenida Silva Lobo;
– Avenida Tereza Cristina, entre Avenida do Contorno e Avenida Silva Lobo;
– Elevado Castelo Branco;
– Avenida Pedro II, entre Avenida Nossa Senhora de Fátima e Avenida Carlos Luz;
– Avenida Antônio Carlos, entre Avenida Nossa Senhora de Fátima e Avenida Bernardo Vasconcelos;
– Túneis Presidente Tancredo Neves e Prefeito Souza Lima (Tuneis da Lagoinha);
– Avenida Cristiano Machado, entre os Túneis da Lagoinha e Avenida Silviano Brandão;
– Avenida dos Andradas, entre Avenida do Contorno e Avenida Silviano Brandão;
– Rua Itajubá, entre Avenida do Contorno e Rua Pouso Alegre;
– Rua Pouso Alegre, entre Avenida Flávio dos Santos e Rua Jacuí;
– Rua Jacuí, entre Rua Pouso Alegre e Avenida Cristiano Machado;
– Avenida do Contorno, entre Avenida Afonso Pena e Avenida Amazonas (trecho sentido horário).
Em casos excepcionais, com cargas indivisíveis ou veículos especiais que ultrapassem a capacidade e horários estabelecidos, a BHTrans – Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, responsável pelo disciplinamento do tráfego, poderá emitir uma autorização especial.
De acordo com o coordenador de Projetos de Trânsito da BHTrans, José Carlos Mendanha, o projeto de disciplinamento do tráfego no município teve início em abril de 2007, após uma ampla discussão realizada com a sociedade. “Todo esse trabalho, que prioriza a utilização de veículos de carga menores, possui quatro objetivos: possibilitar veículos mais ágeis, maior rotatividade nas vagas de carga e descarga, garantir maior segurança no trânsito e preservar o pavimento das vias da cidade”.
Além das regiões citadas, as restrições a veículos pesados já ocorrem no Hipercentro e na Região Savassi, das 7h às 20h. A Secretaria ainda pretende ampliar a proibição para a Região de Lourdes, Assembléia/Barro Preto e para a Área Hospitalar.
O órgão informou que todas as alterações foram apresentadas e discutidas durante reuniões do Fórum da Mobilidade da Área Central de Belo Horizonte, reunindo participantes da CDL-BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte), do Fecomércio-MG (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), do Setcemg (Sindicado das Empresas de Transportes de Carga), da Associação Comercial de Minas, da Associação dos Comerciantes do Hipercentro de BH, do Sinduscom-MG (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais) e de diversos outros segmentos da sociedade civil e da administração pública.
Confira o mapa das restrições na cidade (clique para ampliar):
FONTE: Transporta Brasil