A ANR Logística Rodoviária, em parceria com o SEST SENAT, realizou no dia 26 de fevereiro, em sua matriz localizada em São Paulo, o primeiro treinamento do Programa “Olho Vivo na Estrada”, com foco no transporte de produtos siderúrgicos. A iniciativa faz parte de um sistema de gerenciamento de riscos e tem como objetivo prevenir atitudes inseguras no transporte de produtos perigosos por meio da conscientização dos motoristas.
O Programa, desenvolvido inicialmente para o transporte de produtos químicos pela Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), baseia-se em uma série de estudos sobre acidentes. Segundo o levantamento, a cada 50 a 100 pequenos acidentes, uma ocorrência grave pode acontecer.
O treinamento alerta para a prevenção desse tipo de ocorrência por meio de ações de direção defensiva e estudo das principais causas de acidentes.
“O transporte rodoviário de produtos siderúrgicos possui um risco elevado de potencial de perdas e, por este motivo, adaptamos este programa de sucesso para o nosso segmento com o intuito de tomarmos medidas inovadoras para reduzirmos o número de acidentes", afirma Roberto Antonio Palhares, diretor Administrativo da ANR.
Com isso, os condutores são incentivados a relatar as eventuais falhas nos equipamentos ou nas operações de transporte, possibilitando assim a aplicação de ações preventivas ou corretivas em cada caso.
A A.N.R. conta com um cronograma de treinamento que irá capacitar todos os seus motoristas até abril deste ano.
FONTE: Transporta Brasil