A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) garante que tem cumprido a restrição da circulação de caminhões na capital, mas nas vias em que é proibida a circulação de caminhões com peso total bruto (PBT) acima de 5,5 toneladas ainda se vê veículos descumprindo a lei.
Na avenida Nazaré, muitos caminhões circulavam na manhã de ontem. O mesmo na avenida Almirante Barroso. Geralmente os caminhões têm informações sobre o peso grafadas com destaque, que em alguns casos parecia ter sido apagada propositalmente para dificultar a fiscalização. Em caso de dúvidas por parte da fiaclização, o condutor é obrigado a fornecer os documentos do veículo.
De segunda a sexta, caminhões com PBT acima de 5,5 toneladas estão proibidos de circular, de 6h às 9h, em 13 vias do centro da cidade. Os que tiverem peso superior são obrigados a circular em corredores específicos. Há controle na entrada de Belém (de 6h às 9h) pelo Entroncamento e na saída (17h às 20h) para veículos com mais de 14 metros de comprimento.
O diretor de Trânsito da CTBel, Elias Jardim, afirma que o trânsito melhorou com a restrição. O último levantamento da companhia registra 256 abordagens e 96 autuações entre 16 e 28 de fevereiro. Os números são considerados positivos. O índice de reclamações é baixo, segundo Jardim.
FONTE: Portal Amazônia