As senhas que permitem o acesso de caminhões carregados com graneis ao Porto de Paranaguá, no Paraná, foram liberadas nesta quarta-feira, 16. A interrupção foi feita na semana passada devido às chuvas e visou evitar a formação de filas de veículos na BR 277.
Airton Vidal Maron, superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) se demonstra otimista em relação à situação portuária. “O Porto de Paranaguá está funcionando normalmente. A chuva, que muito atrapalha as nossas operações, agora também afetou a estrada e a ferrovia, mas as previsões de restabelecimento são positivas. Não acredito que haverá danos maiores à movimentação portuária”, afirmou.
As senhas estão sendo liberadas de acordo com a capacidade de armazenagem do porto. Nesta terça-feira, 15, a melhora das condições climáticas resultou num escoamento de 48,6 mil toneladas de graneis, uma alta de quase o dobro do que vinha sendo embarcada.
A ALL (América Latina Logística), administradora da ferrovia que liga Curitiba-PR a Paranaguá, liberou a estrada de ferro, nesta quarta-feira, 16, com isso quase mil vagões partiram em direção ao porto.
A Ecovias, responsável pela BR-277, também trabalha intensamente para a recuperação dos trechos danificados pela a chuva. A perspectiva é que o fluxo de caminhões esteja melhor até esta sexta-feira, 18.
FONTE: webtranspo.com.br