O excesso de carga em carretas e caminhões é apontado como um dos principais fatores que danificam as estradas em todo o país. Em Rondônia o problema de veículos com excesso de carga está perto de ganhar um ponto final. Pelo menos essa é a idéia do Governo do Estado.
Nos próximos meses o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) colocará em funcionamento três postos de pesagem para fiscalizar as carretas e caminhões que trafegam pelas estradas de responsabilidade do Estado. O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini disse que funcionários já estão em fase de treinamento para operar as balanças.
As balanças rodoviárias foram construídas no quilômetro 36 da RO-399 em Vilhena, no trecho que compreende da BR-364 ao município de Colorado do Oeste; no quilômetro 15 da BR-421, da entre a BR-364 e a cidade de Monte Negro, na região de Ariquemes, e quilômetro 2,9 da RO-481, no distrito de Santana do Guaporé, em Santana do Guaporé. A quarta balança ainda está em fase de construção, no km 22 da RO-464, entre a BR-364 e o município de Theobroma, na região de Jaru. A obra está com 52% de conclusão. Lúcio Mosquini disse que, assim que os primeiros servidores do DER estiverem aptos a operar os postos de pesagem, irá marcar a inauguração com a presença do governador Confúcio Moura. “Tenho conversado com o governador sobre o funcionamento das balanças e ele [Confúcio Moura] está muito contente. “Queremos manter nossas estradas em boas condições de trafegabilidade e o funcionamento das balanças será essencial”, ressaltou. O diretor afirmou que os pontos de pesagem funcionarão 24 horas. A idéia é montar quatro equipes por cada balança, as quais trabalharão em sistema de revezamento. Inicialmente o DER deve colocar em funcionamento apenas uma das balanças, num turno de 8 horas em fase experimental e educacional, pelo período de 30 dias. “Precisamos conscientizar os motoristas que o excesso de carga destrói as estradas”, afirmou o diretor, lembrando que os pontos foram construídos em pontos estratégicos, para que os caminhões e carretas não escapem da pesagem pegando alguma estrada vicinal.
Mosquini destacou, ainda, que as equipes serão formadas conforme a convocação dos aprovados no concurso público. Dos 688 aprovados, já foram convocados 367, restando 321 aprovados.
FONTE: Rondonotícias