A Volvo Bus Latin America, em ação com a concessionária Auto Sueco, está apresentando em Campinas o primeiro ônibus híbrido (com motores diesel e elétrico) testado em operações comerciais no Brasil.
O modelo já fez testes em três capitais brasileiras: Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Com a tecnologia, segundo a fabricante, é possível economizar até 35% de combustível (diesel) e ainda reduzir as emissões de gases poluentes entre 80 e 90%.
Luis Carlos Pimenta, presidente da unidade de ônibus da Volvo, destaca que a proposta da ação é “mostrar para a sociedade brasileira a melhor solução híbrida em transporte urbano de passageiros já desenvolvida pela indústria automotiva”.
Conforme anunciado, o veículo possui dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, além de atuar como gerador de energia durante as frenagens.
Já o motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
Estudos da montadora demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor diesel se apaga completamente.
FONTE: webtranspo.com.br