Rondonópolis, no Mato Grosso, hospedará o que será considerado o maior complexo intermodal do País, anunciado nesta terça-feira, 17, pela ALL (América Latina Logística). O polo logístico terá investimentos de R$ 730 milhões e deve ficar pronto no segundo semestre de 2012.
Conforme anunciou a companhia, a unidade terá capacidade para operar 15 milhões de toneladas de carga, inicialmente, e, com área de quase 400 hectares, poderá receber até 30 empresas. Chamada por sua idealizadora de distrito industrial, o complexo integra as obras de extensão da ferrovia no Mato Grosso.
A principal característica do complexo será a operação logística otimizada. Os equipamentos instalados no local permitirão o carregamento de diferentes produtos simultaneamente, segundo a operadora logística. Além disso, os trens não precisarão ser fracionados em unidades menores para realizar o transbordo, com isso o tempo de carregamento será reduzido em 50%, em média, garante a ALL.
“Este será o terminal de maior produtividade da ALL, planejado para carregar um trem inteiro de 120 vagões em seis horas, o giro mais rápido da nossa malha”, observou Sérgio Nahuz, diretor comercial da empresa.
A unidade movimentará grãos, combustíveis, fertilizantes, produtos frigorificados, algodão e madeira, entre outras cargas. “Com este complexo, a ALL passa a ser competitiva na captação de 100% das cargas originadas no Mato Grosso, região que vem apresentando o maior crescimento na produção de grãos do País nos últimos anos, setor estratégico para o nosso negócio”, comenta Nahuz.
O executivo ressaltou ainda que, com o projeto em operação, aproximadamente mil carretas do tipo bitrens deixarão de circular nas estradas mato-grossenses com destino aos portos, valorizando a intermodalidade no Estado.
A obra ficará pronta concomitantemente à ferrovia até Rondonópolis. Segundo a ALL, de acordo com a demanda, a unidade poderá ampliar sua capacidade para 30 milhões de toneladas por ano.
A empresa responderá pela construção da infraestrutura ferroviária do distrito industrial, que inclui a implantação de trilhos, construção de oficinas e unidades de produção.
FONTE: webtranspo.com.br