Facchini

Estradas terão 161 novas balanças

O governo federal anunciou que investirá R$ 1,1 bilhão para instalar 161 balanças para fiscalizar o excesso de peso de caminhões, carretas e ônibus que trafegam pela malha rodoviária nacional. Somente o Estado da Paraíba contará com cinco novos pontos de pesagens.
Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), no ano passado, aproximadamente 9,6 milhões desses veículos passaram pelos postos e 7% deles estavam com cargas acima do permitido pelo código de trânsito do País.
O excesso total foi de 625.707 toneladas, considerando a pesagem feita por eixo, por PBT (Peso Bruto Total) e por CMT (Capacidade Máxima de Tração), de acordo com a legislação. Os registros consideram os dados dos 70 postos que operaram nas rodovias durante todo o ano.
O novo edital foi publicado no Diário Oficial da União e está dividido em 14 lotes, cujos contratos abrangem instalação, operação e manutenção da balanças durante cinco anos.
Somente em 2009, a Paraíba passou a disponibilizar um equipamento desse tipo, localizado no quilômetro 184 da BR-230, para fiscalizar veículos de carga que se destinam ao Sertão e outros estados. O equipamento tem capacidade para 90 toneladas.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA