A Ford celebrou nesta terça-feira (17/05) 10 anos de operação da Fábrica de Caminhões na planta de São Bernardo. O evento, que contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do prefeito Luiz Marinho, também marcou o início da comercialização da linha Novo Cargo 2012. A ação integra o plano de investimento de R$ 670 milhões entre 2007 e 2013 na unidade.
“A produção de caminhão no município representa 4,8 mil postos de trabalho, sendo que cerca de 100 novos empregos foram gerados para o desenvolvimento desta nova linha”, afirmou Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. Segundo ele, a planta tem capacidade para produzir um caminhão a cada dois minutos e 40 segundos. “Só neste ano serão 48 mil novos caminhões produzidos”, lembrou.
Durante o discurso, Alckmin destacou a importância da cidade para a industria automotiva e, principalmente, de caminhões – 55% de toda produção nacional deste tipo de veículo é oriunda de São Bernardo – e destacou o programa Pró-Veículo. “O programa Pró-Veículo agiliza a devolução de créditos de ICMS para empresas que investem no Estado. Só a Ford já recebeu o equivalente a R$ 800 milhões para as unidades de São Bernardo e Taubaté”, destacou. “Desta forma, a empresa pode utilizar este dinheiro como capital de giro e continuar a investir no município”, completou o governador.
“O investimento anunciado pela Ford para a planta do município para os próximos anos é importante porque se hoje vivemos um bom momento da economia, não sabemos o que poderá acontecer futuramente, então temos de nos preparar”, disse o prefeito Luiz Marinho.
FONTE: RD online