Fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) devem ficar nesta quarta-feira no posto da Polícia Rodoviária Federal de Barra Velha, na BR-101, para fiscalizar caminhões de cargas tóxicas e comuns.
A proposta é verificar se os tacógrafos de veículos que tenham peso superior a 4.536 toneladas estão em dia. Segundo o coordenador regional do Inmetro em Joinville, Paulo Renato Vecchietti, serão parados os caminhões que tem como final de placa os números 0, 1, 2, 3 e 4.
— A gente pede a documentação do veículo e o certificado de aferição do tacógrafo. Caso o motorista não tenha esse papel em mãos, a gente verifica, pela placa, se foi realizada ou não a aferição — explica.
Quem não fez é orientado a procurar um dos postos cadastrados para regularizar a situação. Em Santa Catarina, postos de Itajaí, São José, Tubarão, Rio do Sul e Chapecó verificam se o tacógrafo está medindo velocidade, distância e tempo corretamente e só depois o certificado é emitido.
O Inmetro acredita que até o fim do dia mais de 200 caminhões serão parados no posto da PRF em Barra Velha.
FONTE: Zero Hora