Facchini

Minério de ferro tem recorde de fluxo

Dados da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) apontaram que a movimentação de minério de ferro nos portos brasileiros cresceu 16,1% no ano passado, com um fluxo total de 311 milhões de toneladas. De acordo com a entidade, o volume respondeu por 38% das operações de cargas.
A movimentação recorde foi é resultado da recuperação econômica de importantes parceiros comerciais como Japão e Alemanha.
Segundo maior produtor de minério de ferro do mundo, atrás apenas da Austrália, e o quarto em reservas, aproximadamente 29 bilhões de toneladas, o Brasil exportou mais de 85% do minério de ferro produzido em 2010.
Entre os principais consumidores estão Em 2010, os principais consumidores do minério de ferro brasileiro foram: China, Japão, Alemanha, Coreia do Sul e Argentina. Juntos, esses países consumiram mais de 70% de todo o minério exportado.
Segundo a Antaq, das cinco principais instalações portuárias que movimentaram o produto, quatro são TUPs (Terminais de Uso Privativo): CVRD Tubarão (ES), Ponta da Madeira (MA), MBR (RJ) e Ponta de Ubu (ES). Completa a lista o Porto de Itaguaí (RJ).
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA