Facchini

Sefaz confirma diárias para o alívio de motoristas na divisa de MT e GO

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) confirmou as diárias para os PMs que atuarem no controle das carretas em Barra do Garças, na divisa de MT e GO, rechaçando a dúvida de que neste ano não seria disponibilizado esse serviço. A travessia entre as pontes dos rios Garças e Araguaia se tornou um "martírios" para os motoristas, já que mais de mais de mil carretas que passam pela cidade por dia.
O apoio da Sefaz foi anunciado pelo secretário-adjunto Benedito Nery ao comandante da PM no Vale do Araguaia, coronel Valdemir Barbosa. “O secretário-adjunto me pediu a lista de policiais que vão trabalhar nesse controle das carretas e devemos iniciar esse serviço na próxima segunda-feira”, acrescentou Barbosa, que agradeceu o apoio da Sefaz e do governador Silval Barbosa. O coronel barra-garcense explicou que devido o escoamento da safra de grãos e a proximidade do festival de praia acumula o número de carretas. 

Os policiais auxiliaram o trânsito local atuando na entrada de Barra do Garças e Aragarças-GO retendo as carretas e soltando de vinte em vinte veículos para não congestionarem as pontes e o posto fiscal de Pontal do Araguaia. Em 2008, a Sefaz criou um posto avançado em Barra para desafogar as pontes. O governo goiano prometeu que faria o mesmo retirando o posto para saída de Aragarças, entretanto não cumpriu. 
O problema é tão sério que as prefeituras de Barra, Pontal e Aragarças-GO assinaram um acordo proibindo a passagem de carretas nos horários de pico na cidade: das 6 às 8 horas da manhã: das 11 às 14 horas e das 17 às 19 horas. Nesses horários, as carretas ficaram retidas na entrada das cidades. Barbosa informou que a portaria das três prefeituras será cumprida em 2011 novamente.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA