As primeiras cargas com caminhonetes da Toyota (Hilux e SW4) fabricadas na Argentina, retidas no Porto Seco de Uruguaiana há mais de uma semana, foram liberadas no final da tarde desta sexta-feira. Entre hoje e amanhã, mais 23 caminhões-cegonha deverão sair da aduana.
Ontem, o Brasil e a Argentina decidiram flexibilizar as barreiras colocadas a alguns produtos como um gesto de boa vontade. Com isso, o governo brasileiro voltou a colocar em licença automática a importação de alguns modelos de veículos, enquanto o governo argentino liberou a entrada de produtos brasileiros como baterias, pneus e calçados.
Entenda o caso:
— Desde a semana passada, o governo brasileiro passou a exigir licença prévia na importação de carros. Entre janeiro e abril, cerca de 80% dos veículos vieram da Argentina e do México, que são isentos do imposto de importação;
— Embora o governo brasileiro negue, a medida é vista como retaliação à Argentina, que vem adotando há anos uma política de retardar a liberação da entrada de produtos brasileiros, como eletrodomésticos e calçados.
FONTE: Zero Hora