Preocupada com o crescimento do número de roubos de cargas, que gerou aproximadamente R$ 1 bilhão de prejuízo aos cofres das empresas que atuam no segmento de logística em 2009, a Atlas Transportes investiu R$ 1 milhão em estratégia com o objetivo de ampliar a segurança nas suas operações.
As medidas adotadas para reduzir o número de processos de sinistros por roubos e acidentes foram treinamentos de seus profissionais e aquisição de equipamentos e novas tecnologias.
“Para um problema desta magnitude, é importante que a alta direção da empresa participe das políticas de segurança, tal como estamos fazendo. Dessa forma, é possível criar condições favoráveis para a condução dos veículos de forma defensiva e com atenção aos riscos”, afirma Lauro Megale Neto, presidente da Atlas.
De acordo com a empresa, no que diz respeito à capacitação a Atlas se preocupou em oferecer recursos de prevenção de acidentesNo sentido de ampliar a segurança nas estradas e roubos, além de medidas de conscientização socioambiental dos motoristas. “Neste ponto, o foco é definir os locais de paradas, que limitam distância e tempo percorridos pelos condutores para uma margem segura, além do estabelecimento de um controle de velocidade dos veículos”, destacou Claudio Tamanaga, gerente operacional de filiais da Atlas.
E com relação às novas tecnologias, a companhia instalou grades alarmadas e protetores de estribo, o que auxilia na proteção contra ações criminosas quando o veículo está em movimento.
“No entanto, a melhor e mais eficiente forma de coibir crimes ainda é uma ação mais forte do poder público, com relação ao policiamento efetivo nas estradas e à desarticulação dos receptadores de cargas”, conclui Tamanaga.
FONTE: webtranspo.com.br