Quem circular pela área central de Porto Alegre hoje, no período das 7h às 19h, irá notar algo de diferente no trânsito local. Depois da fase de campanhas de orientação e educação, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) inicia hoje o monitoramento da lei que restringe a circulação de veículos pesados na área central.
O trânsito de caminhões com Peso Bruto Total (PBT) acima de 10 toneladas, ou comprimento superior a sete metros, está proibido no Centro Histórico, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 14h. Os agentes de fiscalização já estão autuando os motoristas que descumprirem a norma. As multas variam de média a grave, dependendo do descumprimento. A infração considerada média custa cinco pontos na carteira de habilitação do condutor, além de R$ 85,13. A infração grave custa cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa no valor de R$ 127,69. A circulação, nesses dias e horários, somente será permitida nas avenidas Loureiro da Silva, Luiz Englert, Mauá e João Goulart, nas ruas Sarmento Leite e Paulo Gama e no Túnel da Conceição.
Os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, de guincho e destinados ao socorro mecânico e de transporte de valores não necessitam cumprir a norma. Já os caminhões de mudança, que transportam concreto e cargas especiais, além dos veículos de abastecimento de gás a granel, precisam de autorização especial da EPTC, com rota e horário especificado.
"A restrição a veículos pesados será mais uma de nossas atribuições de rotina. Por essa razão, não realizaremos blitze específicas, mas ficaremos atentos para que a norma seja respeitada por todos", afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
FONTE: Jornal do Comércio