A Locar, empresa especializada em transporte de cargas especiais, foi contratada por um fabricante do segmento eólico, responsável pela fabricação de 86 aerogeradores que serão usados na usina eólica de Água Doce (SC).
As peças saem da fábrica divididas em quatro partes: torre (subdividida em quatro partes), casa de máquinas, gerador e rotor. O serviço de montagem fica por conta da Locar.
O projeto de energia eólica de Santa Catarina é dividido em duas etapas, Água Doce e Bom Jardim da Serra, onde serão montados mais 62 aerogeradores. A Locar está também no escopo da montagem desta segunda etapa.
Hoje, a Locar atua em Santa Catarina e tem obras de manutenção no Ceará, também contratada pelo mesmo fabricante. “Estamos em fase final de negociação com um fabricante, para a montagem de 43 aerogeradores, parte no Ceará e outra parte no Rio Grande do Norte”, diz Luiz Andery, gerente de projetos eólicos e internacional.
Segundo Andrery, em 2009 e 2010 foram leiloados cerca de 4 mil megawatts em energia eólica, estão previstos para 2011 mais 2.000 mil megawatts de compra dessa energia, pelo governo.
“Até 2013, o que foi comprado até o ano passado tem que estar produzindo energia”, ressalta o gerente, que também destaca que mais empresas internacionais do segmento de energia eólica estão se preparando para ingressar no Brasil. “Estamos em contato com esses fabricantes e com os players e trouxemos o maior guindaste sobre rodas do mundo para esta área, um Liebherr LTM 11200”.
FONTE: Transporta Brasil