A concessionária SPMar, do Grupo Bertin, reafirmou hoje que começará a construção do Trecho Leste do Rodoanel Mario Covas, em São Paulo, no mês de setembro. "Atualmente estamos detalhando o projeto executivo, fazendo o mapeamento do traçado final da estrada", afirmou Marcelo de Afonseca, diretor executivo da SPMar. "Estamos trabalhando também nos pontos necessários para conseguir a licença ambiental de instalação da obra."
A SPMar venceu em novembro do ano passado o leilão para administrar o Trecho Sul do Rodoanel, construído pelo governo paulista, mas em contrapartida terá que construir os 42,3 quilômetros do Trecho Leste. Pelas regras da concessão, assinada oficialmente em 10 de março, as obras precisam começar até setembro e serem concluídas até março de 2014. Os investimentos totais nos dois trechos são estimados em cerca de R$ 5,5 bilhões.
De acordo com Afonseca, a SPMar já está fazendo o pré-cadastramento das famílias que podem ter suas propriedades desapropriadas devido à obra. "Também estamos montando equipes que farão o contato com essas pessoas, esclarecerão sobre o projeto", afirmou. Afonseca disse que inicialmente o contato será feito com as pessoas que moram nas áreas rurais e, posteriormente, com as que ficam nas áreas urbanas.
"Nas áreas urbanas, conversaremos com as prefeituras para discutirmos conjuntamente as alternativas para o processo de desapropriação. Será um trabalho feito a quatro mãos. Vamos ver, por exemplo, se o município tem projetos do Minha Casa, Minha Vida do qual possamos participar", disse.
FONTE: Estadão