Facchini

Retrospectiva Volvo: a chegada da marca ao Brasil e a clássica série N

O Blog dá ínicio nessa sexta-feira a uma série de posts para resgatar a história da Volvo no Brasil e emocionar os saudosistas dos modelos clássicos da marca. Fique ligado no Blog para acompanhar, nas próximas semanas, todas as sextas-feiras, uma retrospectiva sobre os modelos que fizeram a história da Volvo no Brasil!
Quando chegou no país no final dos anos 70, a Volvo já possuía mais de 50 anos de experiência produzindo veículos para o transporte de carga na Europa. Ao se instalar em Curitiba, trouxe para a América do Sul a já clássica série N, caracterizada pelos modelos “bicudos”, que aliavam força e leveza e rapidamente se mostraram os caminhões ideais para introduzirem a marca no continente.
Durante muitos anos os modelos N, representados pelos caminhões N10 e N12, foram perfeitos para o mercado brasileiro pela sua capacidade de transportar grandes cargas de maneira extremamente econômica. Essa economia ficou ainda maior em 1984, com o surgimento do N10 XHT, primeiro caminhão pesado movido a álcool do país e prova da versatilidade da marca para adequar seus produtos às necessidades locais. A cabine, espaçosa e confortável, foi comercializada nas versões curta (Day Cab), Leito (Sleeper) e Estendida (Crew).
Os modelos foram comercializados até 1989, quando, no maior evento realizado pela marca até então, foi lançada a série NL, que você conhecerá  na próxima sexta-feira aqui no Blog! Não perca!
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA