O negócio de caminhões da Volkswagen, com as gigantes MAN e a Scania no mesmo grupo, está sendo reposicionado para enfrentar as rivais Mercedes-Benz e Volvo no Brasil.
Ontem, a Scania, empresa que tem 71% do seu capital nas mãos da montadora alemã, anunciou que vai voltar a expandir seu portfólio e introduzir caminhões da marca em uma categoria abandonada há pelo menos uma década: os semipesados, segmento que mais vende veículos no País.
De acordo com os números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), neste ano, somadas, a MAN e a Scania venderam nos dois segmentos 16,554 mil unidades, 63,4% do total, número que superaria as vendas da rival em 43%, que somou 11,575 mil veículos comercializados.
O diretor-geral de Vendas e Serviços da Scania, Roberto Leoncini, afirmou que a companhia projeta vendas de pelo menos mil unidades nos próximos 12 meses. Se essa projeção se confirmar, a montadora terá uma participação de mercado de 50%, equivalente à posição de Volvo e Iveco somadas nos cinco primeiros meses do ano.
Apesar de negar o impacto dos importados, a decisão ocorre no momento em que os chineses da Sinotruck e da Fotton desembarcam caminhões aqui.
FONTE: DCI