As coletas de resíduos na cidade de São Paulo receberão um reforço de 111 caminhões Volkswagen, isso porque a EcoUrbis adquiriu novos veículos junto a Man Latin America, fabricante dos pesados da montadora alemã.
Dos caminhões que foram comprados pela empresa responsável pela coleta de lixo paulistana, 109 são do modelo VW Worker 17.250 E Compactor, as outras duas são da família VW Delivery 9.150 equipadas com ferramentas para recolhimento e compactação dos resíduos.
Uma das vantagens dos veículos é que esses contam com escapamento vertical, o que diminui a exposição dos pedestres à fumaça, além do que os motores são dotados com a tecnologia Euro 3, menos poluente que a utilizada, atualmente, o Euro 2, esta mudança pode acarretar em uma mitigação de 47% na emissão de monóxido de carbono.
Com o VW Delivery 9.150, que são de menor porte, será possível que EcoUrbis possa realizar os serviços em áreas com restrição de circulação como locais de difícil acesso com vias estreitas, curvas acentuadas fiação elétrica e de telefonia irregulares.
Nelson Domingues, diretor presidente da EcoUrbis, explicou os motivos que fizeram a empresa adquirir novos veículos. “O crescimento da população de São Paulo e o aquecimento da economia brasileira motivaram um aumento de 18% no volume de resíduos gerados na região Sudeste da cidade nos últimos sete anos. Diante deste cenário, foi preciso readequar a operação de coleta na região, com aumento de caminhões e readequação dos trajetos percorridos, de forma a agilizar o serviço e melhor atender a população. Hoje temos uma relação de confiança e parceria com a MAN Latin America. Conseguimos desenvolver chassis que são referência em tecnologia, minimizando emissões e ruídos, contribuindo para a qualidade dos serviços de limpeza urbana da cidade”, relatou.
FONTE: webtranspo.com.br