Facchini

Gestor de frota MB garante menos gastos


Querendo profissionalizar o gerenciamento das atividades dos grandes frotistas, reduzindo custo e ampliando a produtividade dos caminhões, a Mercedes-Benz trouxe ao Brasil o Fleet Board, uma ferramenta de gestão compatível aos modelos das linhas Actros e Axor.
De acordo com a empresa, a tecnologia analisa o comportamento do motorista ao volante, fornecendo dados para a condução econômica e defensiva, além de atingir um melhor desempenho do veículo. O Fleet Board ainda oferece o diagnóstico remoto de falhas e reduz os custos de manutenção.
"Essa ferramenta proporciona vantagens para os clientes, especialmente a redução de até 15% no consumo de diesel e a possibilidade de diagnóstico remoto de falhas, o que otimiza o trabalho das equipes de oficina", diz Joachim Maier, vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz do Brasil.
O FleetBoard é utilizado com sucesso há mais de dez anos na Europa e em outros continentes. De acordo com a montadora, o produto está presente em mais de 20 países, equipando 65 mil veículos de mais de mil clientes.
Sistema amplia a produtividade dos caminhõesA fabricante destaca que o equipamento é um item de série no modelo Actros 4844 8x4 para aplicações fora de estrada. As versões rodoviárias Actros 2646 LS 6x4 e Actros 2546 LS 6x2 já vêm equipadas com a pré-instalação para receber o computador de bordo do FleetBoard. Para os caminhões Axor, a preparação e o equipamento são opcionais.
A solução tecnológica da Mercedes permite o acesso aos dados e informações da frota via Internet. Outra novidade do produto é que por meio de iPhone e iPad o gestor pode acompanhar o desempenho de um veículo ou de toda a frota em um aplicativo exclusivo. O empresário tem sempre à mão diversas informações, como, por exemplo, a posição on line sobre a localização e a performance de seus caminhões, entre outras.
Manutenção
Por meio de outra funcionalidade do sistema, o gestor pode verificar diversos indicadores do caminhão, como nível de óleo, desgaste dos freios e quilometragem até a próxima manutenção. Dessa forma, pode otimizar as paradas na oficina, com o veículo voltando rapidamente para o trabalho, o que significa maior produtividade e aumento da disponibilidade da frota.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA