O post de hoje encerra a série de retrospectiva dos caminhões Volvo no Brasil. Relembramos desde os primeiros modelos, nos anos 80, até a moderna e segura linha de caminhões atuais.
Em 2005, a linha Volvo VM ganhou um novo membro, o VM4x2T. Com um novo design, potenciais e, principalmente conforto, esses veículos se tornaram objeto de desejo e os mais econômicos de sua categoria.
O ano de 2006 trouxe uma renovação na linha FH/FM, com novos motores mais potentes e econômicos e nova transmisssão I-Shift, para 60t. É a linha Total Performance. Em 2006 também foi produzida a última unidade do modelo NH, de cabine “nariguda”. Com isso encerrou-se um ciclo iniciado com os modelos N, NL e NH, em 26 anos de fabricação.
Os próximos destaques viriam em 2008, quando foi lançada a primeira Série Especial da linha VM: o VM 10.000. Este veículo comemorou o número de 10 mil VMs vendidos no Brasil. Um ano depois, foi lançado o VM ECO para celebrar a economia que este caminhão tem no seu segmento e também a preocupação Volvo com o meio ambiente. E, em 2010 surgiu a série especial “Athor”, que participa de programas de test drive nas estradas , como a Caravana da Economia e o Fest Drive VM. O Athor conta com bancos de couro, cor prata still e faixas decorativas reflexivas, 2 tanques com capacidade total de 560 litros e câmbio de 9 marchas com escalonamento constante entre outros itens de série exclusivos.
Lançado também em 2010, o FMX foi projetado especialmente para operações extremas, como construção, mineração e plantações de cana de açúcar. O FMX é o Volvo preparado para enfrentar terrenos difíceis e transportar cargas de 32 a 50 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).