Facchini

Volvo Bus entra em novo segmento

Onze meses após assumir o cargo de presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta comemora o estreitamento de operações com a Volvo Trucks, do qual nasceu o primeiro ônibus semipesado do Grupo equipado com motor dianteiro, inaugurando “uma nova fase na história da marca no País, desde 1979”.
Na apresentação do chassi B270F 4x2, o executivo confirmou que há anos os clientes solicitavam um modelo alternativo para atuar em uma faixa de aplicação diferente dos segmentos urbanos e rodoviários (fretamento). A Volvo é especialista na produção de ônibus pesados articulados e bi-articulados, com motores traseiros e centrais.

Com essa novidade, a montadora entra firme para competir com as líderes Mercedes-Benz e MAN – dona da marca Volkswagen – no mercado sulamericano, cujo cenário absorve mais de 12 mil unidades por ano.
A montadora investiu R$ 10 milhões no desenvolvimento que traz uma característica interessante: será produzido sobre a plataforma do caminhão semipesado VM, já consagrado no cenário da América Latina. O recurso utilizado é considerado baixo, mas isso ocorreu porque não será necessário ajustes na fábrica, pois o chassi utilizará a mesma linha de montagem do VM.

Vendas
A multinacional nutre uma expectativa de negociar aproximadamente 1.200 unidades do chassi B270F por ano e alcançar algo perto de 10% desse setor. Entre os trunfos para atingir as metas estão atributos do ônibus, que será o mais leve da categoria (com 150 quilos a menos que os concorrentes), terá menos ruído interno e um conjunto voltado para facilitar o encarroçamento.
Mas as projeções vão além. “Queremos crescer neste segmento. Buscamos no mínimo a segunda colocação no Brasil e na América do Sul”, enfatizou Pimenta.
Fazendo a comparação de market share, atualmente, a região da América do Sul representa 40% das vendas de modelos pesados, sendo que no Brasil essa porcentagem é de 20%, esse nicho representa um volume de quatro mil ônibus anuais.

Pronta para demanda
A empresa revelou que a sua unidade sediada em Curitiba (PR) já se preparou para a futura procura por esses ônibus que se posicionarão no segmento abaixo dos pesados (acima de 16 toneladas) e acima dos médios, situando-se na faixa entre 16 e 17 toneladas.
Chassi será produzido sobre a plataforma do caminhão VMSegundo a Volvo, a produção começará em setembro e atingirá ainda neste ano 860 unidades, passando para mais de 1.600 modelos produzidos em 2012. Vale lembrar que o Grupo Volvo deixou com a planta paranaense a responsabilidade de ser a única produtora desse chassi no mundo.
A confirmação de que o mercado aguardava este lançamento está na realização de pré-vendas de 200 unidades. De acordo com a montadora, seis unidades circulam em fase de testes. Dois em Belo Horizonte (MG), encarroçados pela Mascarello e Caio; um em Campinas (SP), com carroceria da Neobus, e dois em Curitiba (PR), encarroçados pela Caio e Marcopolo.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA