Facchini

Volvo Trucks oferecerá caminhões a gás


A Volvo Truks passará a oferecer na Europa a opção de caminhão movido a gás. O novo modelo FM Metano-Diesel utiliza uma mistura de combustíveis com até 75% de gás e 25% de óleo diesel. Os primeiros mercados a contar com esta tecnologia serão o holandês, britânico e sueco.
Com esta inovação, os caminhões passam a emitir um volume 10% menor de CO2 do que seria gerado com um motor a diesel. A empresa acredita que a implantação desta tecnologia é apenas o primeiro passo para maior utilização do biogás, o que acarretaria em uma quantidade menor ainda de dióxido de carbono emitido.
Claes Nilsson, presidente da divisão europeia da marca, saliente a importância destas inovações. “Nosso modelo metano-diesel oferece novas condições para o mercado de caminhões movidos a gás. Com o uso de gás liquefeito, em um motor a diesel eficiente, tornamos possível o uso de caminhões a gás em operações de transporte pesado e em grandes distâncias. Somos o primeiro fabricante da Europa a oferecer esta alternativa”, afirmou.
O sistema implantado no FM Metano-Diesel consiste em um motor a diesel convencional, de 460 cavalos, que conta com injetores de gás, tanque de combustível adaptado, que mantém o gás liquefeito e resfriado a -140 graus Celsius, e um conversor catalítico modificado especial. Tanque mantém o gás liquefeito e a 140 graus Celsius negativos.
Com esta novidade de utilizar o gás liquefeito, o tanque tem uma capacidade de armazenamento maior; o que, de acordo com a empresa, propicia uma eficiência energética até 40% maior que os motores convencionais que utilizam vela, além disso, esta inovação é aproximadamente 25% mais econômica que a apresentada no mercado atualmente. Um exemplo disso é que em um caminhão com preso bruto de 40 toneladas, o motorista poderá rodar até 500 quilômetros com um tanque.
Lars Mårtensson, diretor de assuntos ambientais da marca, reafirma a importância do avanço neste tipo de matriz energética. “Estamos convencidos que o gás liquefeito é uma das mais importantes alternativas futuras para os combustíveis usados nos veículos atuais”, ressalta.
A previsão da Volvo é que as primeiras 100 unidades do FM Metanol-Diese sejam produzidas até o fim deste ano, a produção deve se iniciar no próximo mês. “Se as coisas correrem como planejado, esperamos que as vendas sejam feitas em seis ou oito países europeus dentro de dois anos, com uma venda anual de cerca de 400 caminhões. As vendas futuras dependerão muito, naturalmente, da expansão dos postos de abastecimento de gás liquefeito, para veículos comerciais”, projeta Nilsson.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA