Facchini


Caminhões: IPI segue menor por 12 meses


Com o objetivo de conter a queda do dólar, o Governo brasileiro anunciou que estenderá por mais 12 meses a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para caminhões, veículos comerciais leves, bens de capital e materiais de construção. A decisão integra um novo plano divulgado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
De acordo com o Portal Fetrancesc, o “Plano Brasil Maior” também engloba a devolução de PIS/Cofins para exportadores de manufaturados. A criação de um fundo de financiamento a exportação, um projeto piloto para desonerar a folha de pagamento em setores com mão de obra intensiva, além de um regime tributário especial para o setor automotivo.
A baixa da moeda americana está preocupando. Na semana passada, o dólar atingiu a cotação de R$ 1,543, a mais baixa dos últimos 12 anos. A desvalorização - mesmo favorecendo a importação - é considerada prejudicial às indústrias locais, uma que encarece os produtos nacionais no exterior e barateia produtos importados concorrentes.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA