Facchini

Curitiba adapta 90% da frota de ônibus


A cidade de Curitiba (PR) se caracterizou por iniciar algumas soluções de transporte que, posteriormente, foram adotadas pelas demais metrópoles, como o sistema BRT (Bus Rapid Transit) com veículos adaptados para percorrer em corredores exclusivos. Agora, o governo local trabalha para cumprir com folga a exigência legal de aplicar 100% de acessibilidade nos ônibus até 2014.
Nesta semana, a prefeitura anunciou que – três anos antes – já adaptou 90% da frota circulante da Rede Integrada de Transporte na capital do Paraná para atender portadores de necessidades especiais.
De acordo com informações da prefeitura, os modelos já estão adequados à legislação, com elevadores, espaço para cadeirantes e acompanhantes e balaustres em relevo próximo aos bancos exclusivos para pessoas com deficiência.
Estes ônibus atendem quase que o total das linhas da rede o que inclui as 18 linhas de Ligeirinhos (Linhas Diretas). Ou seja, todos os 395 ônibus da frota de Ligeirinhos estão dentro das normas nacionais de acessibilidade.
Além dos ônibus, também as estações tubo estão sendo adequadas. Atualmente, 87% das estações são acessíveis, com elevadores ou rampas. As rampas são a melhor alternativa em estações onde a altura em relação à calçada é pequena.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA