Facchini

Curitiba estende restrição a caminhões

A exemplo do que ocorre em São Paulo, Curitiba adotou há alguns anos a restrição de veículos pesados no centro da cidade. Agora, a proibição será estendida para uma de suas principais vias: a Linha Verde. A partir de 1º de setembro, todos os caminhões com carga acima de sete toneladas não poderão circular nos dias úteis das 7h às 10h e das 17h às 20h.

De acordo com a secretaria de transporte, nos demais horários, só poderão circular pela faixa da direita. Nos finais de semana não haverá restrição de horário. "Essa foi uma decisão em comum acordo. Com essa ação e a parceria com o setor de transportes teremos uma melhora no trânsito da Linha Verde nos horários de pico", afirmou o prefeito Luciano Ducci.
A medida complementa a portaria 111/2010 da Urbs, que criou a Zona de Tráfego de Cargas da Linha Verde, regulamentando horários de circulação de veículos de carga. A medida permitirá um melhor controle e fiscalização do transporte de mercadorias, buscando compatibilizar o fluxo de pedestres, transporte coletivo, cargas, serviços, informações e transporte individual.
Para alertar os motoristas, a prefeitura da capital paranaense fará uma campanha de orientação entregando panfletos informando os horários. Além disso, a Diretran colocará placas de sinalização ao longo da Linha Verde.
A restrição ao tráfego de caminhões já existe em Curitiba desde 1997 para o centro da cidade. O Decreto Municipal (973) estabelece horários específicos para carga e descarga de acordo com a capacidade de carga e o comprimento do veículo.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA