Facchini

IPT inaugura novo laboratório de motores

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) inaugurou ontem seu novo laboratório de motores, que é voltado para a pesquisa e desenvolvimento de combustíveis, aditivos e motores de combustão com foco em motores diesel. Integrante do projeto Rede Temática de Desenvolvimento Veicular da Petrobras, o espaço recebeu investimentos na ordem de R$ 5 milhões para passar por um processo de modernização. 
Segundo Silvio Figueiredo, coordenador do novo laboratório, os investimentos permitiram ao IPT renovar sua bancada de dinamômetro, onde serão realizados ensaios de emissões de motores a combustão, para ajudar no desenvolvimento de novos propulsores. Além disso, o local está preparado para a realização de testes com motores adequados ao Proconve P7.  
Essa nova tecnologia pediu a sofisticação de equipamentos", diz o especialista. O laboratório também recebeu um sistema embarcado com GPS para fazer a medição de gases de acordo com a nova regulamentação do Proconve. De acordo com o especialista, isso vai ajudar na elaboração de inventário de emissões veículares, avaliação de combustível e até mesmo a análise de motores híbridos.
Figueireido afirmou que o laboratório ainda está em fase de acertos - recebimento de equipamentos, treinamento de equipe, entre outros. Mas seu funcionamento está previsto para ter início até o final deste ano. "Nós já estamos sendo procurados pela indústria de motores e componentes para a realização de testes."
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA