Facchini

Paranaguá terá novo sistema de segurança


O Porto de Paranaguá investirá R$ 25 milhões na compra e instalação de um novo sistema de segurança, que contará com 300 câmeras para segurança terrestre e marítima, 24 horas por dia. A previsão é que o terminal receba todo o aparato de monitoramento até abril do ano que vem.
As câmaras são dotadas de tecnologia que permite reconhecimento do rosto de uma pessoa a até 200 metros de distâncias, além de possuir visão infravermelha e também térmica. Os equipamentos poderão ser tanto móveis quanto fixos, o que facilitará o monitoramento nas áreas secas e molhadas de Paranaguá.
As imagens captadas pela câmera serão armazenadas no banco de dado do terminal por 90 dias, conforme determinado pela Receita Federal. O novo sistema de segurança ainda contará com equipamentos que possam fazer o reconhecimento ótico de caracteres para controle da entrada de caminhões, vagões e contêineres no terminal. Com estas informações, será possível realizar o bloqueio de áreas restritas no porto.
Além disso, serão instalados três totens no pátio de triagem para que os motoristas de caminhões sejam pré-cadastrados para ter acesso ao porto; para isso, os condutores farão um fichamento por meio do sistema de leitura biométrica da mão. “Teremos leitores nas balanças de entrada do porto. O caminhoneiro, já pré-cadastrado, só terá acesso ao cais após a leitura da mão”, explica Charles Misiec, engenheiro responsável pelo projeto.
Jorge Luiz Fayad Nazário, delegado-chefe da Polícia Federal em Paranaguá e coordenador da Cesportos (Comissões Estaduais de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis), avaliou positivamente o novo sistema. “A comissão fará as vistorias em momento oportuno. Qualquer verificação nossa para aprimoramento do projeto não será impeditivo para que se dê início à contratação da empresa especializada”, comentou.
O documento, que referencia a contratação da empresa para a execução do plano de segurança, já foi finalizado. A companhia que vencer a licitação terá 45 dias para apresentar o projeto executivo. O sistema completo deverá ser instalado em no máximo 270 dias seguindo um cronograma de prioridades.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA