Facchini

População considera ônibus bom ou ótimo


Os passageiros no Brasil estão satisfeitos com o serviço de transporte coletivo oferecido é o que revela uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O levantamento revelou que 45% dos usuários de ônibus consideram o serviço ótimo ou bom, 31% o consideram regular e apenas 24% avaliam como ruim ou péssimo.
Além de ser avaliado positivamente, o meio de transporte é o mais utilizado pelos brasileiros, aproximadamente 34% da população utilizam o ônibus para se locomoverem. Dentre estes usuários, 33% consideram o serviço como o mais rápido para a mobilidade urbana.
A pesquisa também revelou que a maior parte dos passageiros, 46%, considera que o serviço de ônibus melhorou nos últimos dois anos, enquanto para 42% piorou, e ainda 12% dos entrevistados não responderam a esta questão. Outro dado que o estudo aponta é que 36% dos usuários temem sofrer algum tipo de acidente durante o deslocamento.
Apesar de grande parte dos usuários terem avaliado positivamente o serviço de ônibus, Flávio Castelo Branco, gerente executivo de Política Econômica da CNI, ressaltou que melhorias precisam ser feitas. “Precisa haver uma mudança do tipo de transporte, deixar o sistema de transporte usual como os ônibus, que lota as vias e demora muito tempo”, avaliou.
Em um âmbito maior, o estudo indicou que 39% dos brasileiros avaliaram o sistema de transporte de sua cidade como bom ou ótimo; já 28% consideram ruim ou péssimo, 26% apontaram que o serviço é regular e 8% das pessoas não responderam a pergunta.
De acordo com o levantamento, a maior parte dos entrevistados, 44%, não utilizam o transporte público por inexistência, indisponibilidade ou incompatibilidade de horários. Outros 16% não optam pelos coletivos pelo custo, já para 10% o principal empecilho é a falta de cobertura das linhas oferecidas.
Branco afirma que a Copa do Mundo e Olimpíadas devem melhorar o serviço de transporte público no Brasil. “Uma das grandes expectativas que temos em relação aos grandes eventos é a melhoria da infraestrutura de transportes que será necessária aos eventos e depois vai ficar disponível para a população. Essa é a grande vantagem de sediar um evento desta natureza, que exige um volume de recursos muito grande, mas são investimentos que permanecem”, comentou.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA