Com o intuito de possibilitar mais rapidez e segurança, a Delegacia da Receita Federal autorizou o Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana (RS) de permitir o ingresso de veículos transportando produtos químicos perigosos de forma diferenciada. A informação foi recebida por meio do comunicado PSR/URA Nº 0006/2011D, do Serviço de Despacho Aduaneiro (SEDAD).
Esse tipo de carga podia ter acesso ao Porto somente com a documentação apresentada com antecipação. Agora com a mudança, os caminhões que chegarem ao município poderão se deslocar diretamente ao terminal. A autorização é válida para veículos com cargas que serão exportadas.
Também está determinado que a liberação dispensa a exigência de protocolar o processo de exportação junto ao Setor Aduaneiro do terminal, antes necessário para permitir o ingresso.
Segundo Marcelo Brandão, diretor de operações da Elog, Columbia, EADI SUL, controladora do Terminal Uruguaiana, “a autorização ratifica que o terminal está pronto para receber, com segurança, as operações de transporte de produtos químicos perigosos, de acordo com a legislação vigente”.
FONTE: Transporta Brasil