Foi lançado oficialmente no dia 02 de agosto, o Programa de Formação de Novos Motoristas para o Mercado de Trabalho do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). Os cursos serão abertos nas unidades da instituição em todo o Brasil e têm como objetivo a qualificação de profissionais habilitados nas categorias C, D e E como condutores de caminhão, carreta e ônibus.
As turmas serão montadas ao longo do semestre, de acordo com o calendário das unidades Sest Senat e a demanda de cada região. Criado para suprir a carência de mão de obra qualificada no transporte rodoviário de carga e de passageiros, o programa tem como meta formar 66,9 mil profissionais por ano.
A qualificação será feita em 160 horas-aula, divididas em módulos básico, intermediário, especializado e prático, com foco em tecnologia, condução econômica e legislação. Para os motoristas de transporte de carga, o módulo de especialização vai variar de acordo com o tipo de produto a ser transportado.
Carga viva, cana-de-açúcar, grãos, mudanças, frutas, verduras e hortaliças, veículos, lixo urbano e transporte de valores terão carga-horária de 20 horas. Produtos farmacêuticos e carga frigorificada serão ministrados em 40 horas, enquanto produtos perigosos e cargas indivisíveis terão duração de 50 horas-aula.
No segmento de transporte de passageiros, serão oferecidos cursos para motorista de ônibus urbano, rodoviário e de turismo.
FONTE: Agora MS