Você sabia que, a partir de janeiro de 2012, os caminhões e ônibus fabricados no Brasil deverão atender a uma nova norma de emissões? Pois é, veículos a diesel produzidos a partir do ano que vem irão atender à fase 7 do Provonve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que é equivalente à norma europeia Euro 5. Uma ação do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o Proconve passa da fase P5 para a P7 com a missão de reduzir as atuais emissões de gases poluentes – os veículos a diesel deverão emitir até 80% menos material particulado (fumaça) e 60% menos óxido de nitrogênio, responsável pela chuva ácida.
Após dois anos de testes, a Scania está preparada para fabricar e comercializar caminhões e ônibus que atendam às normas do Proconve P7. Já consagrada na Europa, a tecnologia Scania SCR (Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva) estará nos motores da marca a partir do ano que vem.
“A Scania SCR é uma tecnologia de pós-tratamento de emissões composta basicamente por um catalisador, que recebe os gases expelidos pelo motor. A esses gases, é adicionado um componente denominado ARLA 32, que provocará uma reação química e consequente redução na emissão de partículas poluentes”, explica Marcel do Prado, engenheiro responsável pelo portfólio de produtos da Scania no Brasil. “Optamos por esta tecnologia porque, entre vários testes que foram realizados, foi a que apresentou a melhor adaptação em relação ao custo operacional de nossos caminhões e ônibus”, completa.
Para entender um pouco melhor como será o funcionamento dos motores dos veículos Scania fabricados a partir do ano que vem, assista à reportagem que foi ao ar no Rede Scania na TV. Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil, fala sobre o que muda no dia a dia dos transportadores e motoristas com a nova lei.
FONTE: Scania Brasil