Facchini

Fabricante de caminhões comemora elevação do IPI de importados


O presidente da Man Latin America, dona da marca Volkswagen para caminhões e ônibus, Roberto Cortes, elogiou nesta sexta-feira a medida anunciada pelo governo de elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros importados.
Segundo o executivo, a concorrência havia se acirrado nos últimos anos por conta da desvalorização do dólar, o que deixava a indústria nacional em desvantagem. "Nós consideramos estas medidas com muito bons olhos, e vindas na hora certa. Estava acontecendo uma avalanche de produtos importados", disse o Cortes.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem aumento do IPI para montadoras que não atenderem requisitos de pelo menos 65% de conteúdo nacional em seus veículos. O impacto ao consumidor será uma alta de preços de até 28% nos preços dos carros e caminhões que descumprirem o índice de nacionalização.
O aumento de imposto será gradativo, de acordo com a potência do veículo, e abrange automóveis de passeio, veículos e caminhões. O IPI, que hoje varia entre 7% e 25% ficará entre 37% e 55% para quem estiver com peças não fabricadas no Brasil acima da meta. A medida vale até dezembro de 2012.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA