Em abril de 2012, a nova geração do Sprinter da Mercedes-Benz terá o programa de controle da estabilidade ESP Adaptativo® no sistema de freio, que consiste na integração dos já conhecidos ASR e ABS ao BAS e EBV. Segundo a fabricante, o novo item vai reduzir os riscos de acidentes em situações críticas, garantindo ao motorista um maior domínio e estabilidade do veículo.
O novo sistema chama a atenção pela prevenção automática, corrigindo eventuais problemas durante a condução. Os sistemas ASR e ABS já são conhecidos do mercado. O BAS reconhece a velocidade de acionamento do freio, e reduz a distância de frenagem de acordo com a reação do motorista sobre o pedal de freio. E o EBV reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto carga e veículo, ajustando a força de frenagem sobre as rodas.
Agora, com o novo ESP Adaptativo®, os quatro sistemas funcionam de modo integrado. Por isso, é possível que o motorista tenha um controle da frenagem que reduz o risco de tombamento lateral. O ESP também intervém em movimentos desestabilizadores do veículo, como uma reação excessiva do condutor ou condições irregulares da via.
FONTE: Brasil Caminhoneiro