Facchini

Feira mostra soluções de primeiro mundo


Dividindo espaço com os caminhões, mas em proporções bem mais reduzidas, estão várias empresas de implementos apresentando as últimas inovações em acomodação de cargas, operadoras logísticas e fornecedores de soluções de informática, uma ferramenta cada vez mais presente na rotina das transportadoras. Esse grupo de empresas representa a grande maioria entre os expositores, embora ocupem espaços menores do Pavilhão. 
A otimização de espaço é a palavra de ordem entre os fabricantes de carrocerias do tipo semirreboque e a solução apresentada pela empresa Labor, de São Paulo, deve atrai atenção pela proposta apresentada. Batizado de Sider Maxiloader, o semirreboque traz um conceito novo que permite o carregamento de até 42 pallets, quando o convencional são 28, ou seja, transporta até 50% a mais de carga. A mágica esta na ocupação inteligente do espaço inferior do implemento,  junto às rodas, normalmente desperdiçado nos equipamentos convencionais. Dotado do conceito Double Decker (Dois Pisos), permite a colocação de 28 pallets (com medidas 1,00 x 1,20 m) na parte superior e 14 pallets na inferior. Além disso, o carregamento é simples com o operador podendo movimentar-se com facilidade no interior da carroceria.
Ainda dentro do segmento de semiroboques, outra solução de impacto será a caçamba basculante produzido pela Rodofort, também de São Paulo. Voltada para mineração, pode ajustar sua capacidade volumétrica para três capacidades - 20m³, 25m³ ou 30m³,  e está disponível tanto para cavalo com tração 4x2 como 6x2. Seu projeto privilegia maior rentabilidade, permitindo ganho de 1.670 kg de carga transportada. O equipamento ainda aceita ajustes como suspensão mista, sendo o 1º eixo com suspensão pneumática e os demais eixos com suspensão mecânica (balancim) e freios ABS.
Informática - As empresas especializadas na produção e desenvolvimento de softwares para gestão nos setores de transportes e logística estão se tornando cada vez mais vitais para a lucratividade das transportadoras. Uma das soluções apresentadas nesta edição da Fenetran, desenvolvida pela ESL, é a ferramenta Business Analytics, ainda pouco utilizada no Brasil. Diferente das demais, esse sistema abrange um conjunto de ferramentas de análise de negócio, possibilitando a leitura dos dados colhidos em tempo real. Esses dados geram informações precisas com base em gráficos matemáticos e estatísticos. A partir dessa tecnologia será possível redefinir os processos de decisão, com consequente maturidade dos processos de negócio das empresas de transporte. Além disso é de fácil interpretação, ou seja, o transportador e o operador logístico poderão analisar todo o processo e o resultado em tempo real.
FONTE: Transpoonline 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA