Facchini

Quanto o BR perde de grão no transporte?


Já imaginou quantas toneladas de grãos são perdidas durante o transporte? Uma pesquisa –realizada entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e o Ministério da Agricultura – vai quantificar o volume que é desperdiçado durante a movimentação nas estradas brasileiras.
Nunca antes foi realizado um estudo que apontasse o quanto o País perde, nas etapas de pós-colheita de grão (transporte e armazenagem do produto). O levantamento será realizado com a colaboração de seis unidades da Embrapa – em Pelotas (RS), Goiânia (GO), Passo Fundo (RS), Sete Lagoas (MG), Brasília (DF) e Londrina (PR) – e quatro universidades, UFV (Viçosa –MG), Unb (Brasília-DF), Unicamp (Campinas-SP) e UFPel (Pelotas-RS).
“Não existe nenhum trabalho científico no Brasil sobre o assunto. O projeto prevê medidas que detectem como as perdas ocorrem e como elas podem ser reduzidas ou eliminadas, durante o transporte e a armazenagem”, explicou Irineu Lorini, um dos 70 pesquisadores do Embrapa. O trabalho deve ser entregue em quatro anos.
O pesquisador salienta que o estudo pode fomentar o setor de transporte, uma vez que o levantamento poderá direcionar as políticas públicas a fim de mitigar o desperdício. “Precisamos saber quais são os prejuízos reais, entender e avaliar os motivos, além de apontar os caminhos para solucionar o problema”, afirmou.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA