Em meio aos lançamentos da linha 2012 de seus caminhões Euro 5, a Scania anunciou que passa a oferecer uma nova plataforma global de motores. Segundo a montadora sueca, a linha anterior de 9, 11 e 12 litros deixará de existir dando lugar ao de 9 litros e cinco cilindros e outro de 13 e seis cilindros em linha.
De acordo com Roberto Leoncini, diretor geral da Scania no Brasil, os novos motores sairão da linha da unidade fabril da montadora em São Bernardo do Campo (SP). Tais propulsores se juntam ao V8, vindo da sede na Suécia, de 16 litros e podem ser aplicados nos sistemas Euro 3, Euro 4 Euro 5 e Euro 6.
Outra novidade é a apresentação do P 270, único modelo movido 100% a etanol de produção nacional. O semipesado integra o pacote de lançamentos da linha 2012 e a estratégia global de oferecer soluções mais sustentáveis para o transporte rodoviário.
De acordo com a diretoria da fabricante sueca, tal tecnologia de baixo carbono dos motores a etanol já é empregada em ônibus da marca, reduz em até 90% a emissão de C02 e atende a legislação a de emissão de poluentes Euro 5, que entra em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2012.
FONTE: webtranspo.com.br