A Agrale S.A. recebeu o Prêmio Design MCB, concedido pelo Museu da Casa Brasileira, pelo projeto da linha 2012 dos caminhões da marca, desenvolvido em parceria com a Questto|Nó, conceituado estúdio brasileiro de design. Apresentados em outubro, os novos veículos foram totalmente remodelados e ganharam uma nova cabine que tem visual marcante e arrojado, interior amplo, mais ergonômico e confortável para o motorista.
A Agrale foi reconhecida pelo projeto inovador de produção da nova cabine que torna mais rápido e eficiente todo o processo de fabricação e permite à montadora a sua utilização para todos os seus modelos de caminhões.
Para Hugo Zattera, presidente da Agrale, a conquista é o resultado do excelente trabalho, de mais de três anos, desenvolvido pelos engenheiros da empresa em parceria com a Questto|Nó, estúdio responsável pelo projeto da nova cabine que será utilizada nos caminhões da marca a partir de janeiro de 2012. “É motivo de muito orgulho receber este que é um dos mais importantes prêmios de design. Ele é o reconhecimento de nosso esforço, como empresa, por acreditar no talento nacional e investir e continuar crescendo no Brasil e no exterior”, explica o executivo.
A Agrale concebeu a cabine da nova linha 2012 de caminhões sob o conceito de dentro para fora, privilegiando o motorista e o acompanhante, c
om mais espaço interno e com melhor posicionamento dos instrumentos e controles, localizados em módulo central. Tudo ao alcance das mãos e com acionamento com um simples toque. Volante com exclusiva regulagem de altura e profundidade, seis saídas de ar com maior fluxo para melhor ventilação, sistema de ar-condicionado ainda mais eficiente e muito mais espaço que a cabine estendida oferece.
Os novos caminhões Agrale possuem para-lamas, para-choque, para-barros e tampa frontal confeccionados em plásticos, como ABS, que proporcionam ganhos na redução de peso e no melhor acabamento estético. Outro diferencial é que, por ser revestida por compósitos injetados, é totalmente desmontável. Isso ainda facilita a separação de cada tipo de material para posterior reciclagem, no final de sua vida útil. “A nova cabine atende a rigorosas normas de segurança e foi projetada para oferecer as vantagens do baixo peso e facilidade de reparação (compósitos injetados) com a resistência e robustez conferidas pela exclusiva estrutura tubular”, explica Zattera.
Realizado pelo Museu da Casa Brasileira, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Prêmio Design MCB é o mais antigo reconhecimento de design do Brasil. Em sua 25ª edição, a premiação contou com o número recorde de 810 trabalhos inscritos e reuniu grandes nomes do design brasileiro em diversos setores. Este ano, além da cabine do novo caminhão Agrale, que conquistou o principal prêmio, também foram homenageados os projetos do Novo Fiat Uno e do Fiat Mio.
FONTE: Bagarai