Facchini

Indústria de ônibus tem aumento no ano


A indústria fabricante de carroçarias de ônibus deve registrar uma produção de, aproximadamente, 35 mil unidades ao final do ano, crescimento de 8,3% em relação a 2010, quando saíram da linha de montagem um total de 32.821 veículos. O Brasil é o quarto maior produtor do mundo no setor.
Do total de unidades produzidas até o término de 2011, quse 31 mil serão comercializadas no mercado doméstico, crescimento perto de 11% em comparação com o ano anterior, enquanto quatro mil irão para a exportação, queda de quase 9% ante 2010. “Nossas vendas domésticas continuam extremamente representativas, com 88,5% do volume produzido, enquanto as exportações respondem por 11,5%”, diz José Antônio Fernandes Martins, presidente do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários).
Um dos fatores que contribuíram para o crescimento de setor foi o PSI (Programa de Sustentação do Investimento), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que dá oito anos de prazo, com juros de 10%, e financia 90% do bem para pequenas e médias empresas. “Além disso, houve um aumento do poder aquisitivo da população, que passou a viajar mais e levou as empresas de ônibus a aumentarem suas frotas”, afirma Martins.
Outro aspecto que estimulou a produção de coletivos foi o fato de que, a partir de 2012, todos os veículos comercias (caminhões e ônibus) movidos a diesel que forem fabricados deverão se adequar à norma EURO V, o que inflacionará os preços em até 15%.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA