Facchini

NE tem 23% das máquinas de infra

De acordo com uma pesquisa da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção), o Nordeste possui 23% das máquinas utilizadas em obras de infraestrutura no Brasil. O número expressivo da região nordestina teve mais destaque, inclusive, do que o líder do levantamento, o Sudeste, com 56%.
“Acreditamos que a expressiva presença de equipamentos no Nordeste se deve à concentração de grandes obras em execução neste momento naquela região, uma vez que o levantamento pegou a situação atual das obras existentes no País”, afirma Afonso Mamede, presidente da Sobratema. O estudo, intitulado “Pesquisa Frota Brasil em Atividade”, foi elaborado e realizado pela CriActive Assessoria Comercial e teve como base um total de 45 mil equipamentos e máquinas. A frota brasileira atual é de, aproximadamente, 285 mil unidades.
A pesquisa mostra, ainda, que 56% dos equipamentos usados no Brasil possuem até cinco anos de fabricação. O levantamento aponta, também, que 72% das empresas que atuam no mercado imobiliário alugam equipamentos para suas obras, 23% alugam parte das máquinas, além de ter uma pequena frota própria, e que apenas 5% delas têm 100% das máquinas que utilizam em suas obras.
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA