Os Portos de Paranaguá e Antonina já superaram o melhor resultado de suas histórias, mesmo um mês antes de acabar o ano. Em 2011, nos onze meses que se passaram, os terminais receberam 38 milhões de toneladas ultrapassando o volume histórico alcançado em 2007. A expectativa da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) é que dezembro feche com uma movimentação de 41 milhões de toneladas.
No mês passado, os terminais já apontaram resultados expressivos na importação e exportação de mercadorias. Como no caso da soja que, em 2011, teve 6,7 milhões de toneladas mandadas ao exterior, volume 13% maior que o recorde anterior de 2003. Outro produto com bom desempenho foi o açúcar com quatro milhões de toneladas destinadas ao comércio exterior, o que representou um incremento de 4% sobre a marca histórica de 2010.
A movimentação de fertilizante, por sua vez, bateu recorde de 2007, com um volume de 8,5 milhões de toneladas desembarcadas no acumulado do ano. De janeiro a novembro, o número de veículos que passaram pelos terminais também subiu e chegou a 207 mil unidades, montante 14% superior sobre o mesmo período do ano passado.
A Appa ainda destaca o trabalho de recuperação do porto de Antonina, que até o mês passado, registrou 1,3 milhão de toneladas movimentadas em 2011, volume 25% maior que o recorde alcançado em 2004. Em relação a 2010, o número é 400% superior ao apresentado no mesmo período.
“Estamos recuperando a movimentação de mercadorias em Antonina, usando o Porto como suporte ao de Paranaguá e trabalhando em diversos projetos para aumentar ainda mais a produtividade dos terminais lá instalados. A cidade já está sentindo os reflexos disso com a recuperação de empregos e movimentação da economia”, destacou o superintendente.
Além de quebras de recordes em volume movimentado, os portos ainda apresentaram outro número histórico na receita cambial com US$ 16 bilhões, valor 14% superior a marca anterior de 2008.
FONTE: webtranspo.com.br