A partir deste domingo se torna obrigatória a distribuição do diesel S-50, com baixo teor de enxofre – imprescindível para o funcionamento dos motores dos novos caminhões e ônibus fabricados a partir de janeiro de 2012em todas as regiões do país. De acordo a resolução publicada em dezembro do ano passado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a partir deste mês, as revendas de combustíveis deverão se enquadrar à lei e garantir o abastecimento nacional com o diesel menos poluente
A intenção com o combustível novo é que haja uma redução de até 80% nas emissões de materiais particulados e em 98% as de óxidos nitrosos nos novos motores nos novos motores. Juntamente com o S-50, deverá ser utilizado o Arla 32, neutralizador de emissões de óxidos nitrosos e de materiais particulados.
Por determinação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o diesel atual presente no mercado deveria ser substituído por um menos poluente desde 2009, entretanto, entrou em vigor somente este ano com o Proconve 7 (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores), após intervenção da Justiça.
FONTE: Brasil Caminhoneiro