Uma tecnologia bastante popular como uma transmissão automática pode fazer a diferença no desempenho de um caminhão de bombeiro no atendimento de uma ocorrência. Sem ter que se preocupar em trocar as marchas e sem o risco de engatar determinada marcha no tempo errado, um câmbio automático facilita a vida do condutor.
"Talvez isso tenha começado com a cultura dos norte-americanos de usar câmbios automáticos em quase 100% dos carros que circulam por suas cidades e estradas, independente da sua utilização. Mas nos veículos de emergência as transmissões automáticas facilitam muito a vida do motorista, principalmente a dos bombeiros. Nesse caso, onde geralmente há uma maior concentração de veículos no trajeto percorrido para o atendimento de um chamado, ele não perde tempo com as mudanças de marchas, além de também evitar erros nessa operação. Portanto, é no trânsito urbano onde mais se percebem as vantagens e a agilidade dos veículos automáticos. A resistência destes veículos geralmente também é maior", analisa o Coronel Luiz Humberto Navarro, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
"Dentro do conceito do Corpo de Bombeiros posso falar sobre manutenção e durabilidade de transmissões automáticas com algum conhecimento sobre assunto, já que trabalhei na manutenção (CSM/M Subs - V. Maria) dos nossos veículos por nove anos. Nesse período, com uma frota de mais de 200 veículos com transmissões Allison, nós nunca tivemos problemas com uma única unidade. O máximo que fizemos foram as revisões e manutenção de troca de filtros e do óleo lubrificante".
FONTE: Transpoonline