Para atender a demanda do programa “Caminho da Escola”, a Mercedes-Benz anunciou o lançamento do chassi OF 1519 R, que foi desenvolvido especialmente para o transporte de alunos da zona rural. O novo modelo foi concebido para operação fora-de-estrada e atende todos os requisitos do edital do Ônibus Rural Escolar (ORE), que define os parâmetros do programa.
“Além disso, oferecemos itens exclusivos que ampliam ainda mais o nível de conforto e segurança, assegurando a qualidade no transporte de alunos da zona rural, condição essencial dessa iniciativa de inclusão educacional do governo federal”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Entre várias exigências do edital criado pelo FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), órgão ligado ao Ministério da Educação, uma delas exige um motor que atenda ao PROCONVE P-7, enquanto outra pede que o veículo permita o uso confortável e seguro em vias não pavimentadas, evitando por exemplo o balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçaria) e bloqueio no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).
Além de atender a esses parâmetros, o OF 1519 R vem equipado com o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, que amplia a potência de frenagem e propicia menor consumo de combustível e menor desgaste dos componentes do sistema de freios e dos pneus.
O novo chassi também é o único do mercado a vir equipado com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, o que assegura mais estabilidade ao veículo e, consequentemente, mais segurança e conforto para os alunos. O eixo traseiro HL-4 reforçado garante a robustez e resistência para enfrentar o trabalho pesado da zona rural. As lonas de freio mais largas propiciam maior eficiência de frenagem.
O programa “Caminho da Escola” é uma ação de inclusão educacional e social do governo brasileiro que busca garantir o acesso de crianças da zona rural à escola. Essa iniciativa visa a melhoria e evolução do transporte escolar, incentivando a utilização de ônibus desenvolvidos especificamente para essa finalidade, com conforto, segurança e maior qualidade de vida.
FONTE: Brasil Caminhoneiro