A presidente da Argentina, Cristina Kichner, anunciou nesta quarta-feira (11/04) uma linha de crédito do Banco da Nação, cujo objetivo é a renovação da frota de caminhões do país. Na ocasião, a líder do país vizinho admitiu que “não teve êxito” um plano anterior dirigido aos transportadores. A modificação, segundo ela, é que será dado um financiamento a taxas de 5 a 9,5%. De acordo com ela, serão contempladas as vendas de 10 mil caminhões por ano, novos e usados.
Os créditos serão destinados para a aquisição de veículos novos exclusivamente de produção nacional, além de unidades usadas, de três a dez anos, de qualquer origem de fabricação. Segundo Cristina, os transportadores terão até cinco anos para quitar os veículos zero quilômetros e até três anos para veículos usados. Além disso, a instituição financeira financiará até 70% do valor da unidade.
De acordo com a presidente, este plano é um “redirecionamento de subsídios” porque os pequenos e médios não se beneficiaram – como se esperava – do antigo plano governamental. Este ano, segundo ele, valerá 8.500 pesos (moeda argentina) para financiar as vendas.
FONTE: O Carreteiro