Facchini

Bruxelas já aprovou norma Euro 6 para pesados

A Comissão de Regulação da União Europeia aprovou recentemente a norma de emissões Euro 6, passando a ser possível matricular veículos pesados que cumprem os limites da legislação. A nova norma Euro 6 entra em vigor no dia 31 de dezembro de 2012 para modelos novos e um ano depois para todas as matrículas. Alguns construtores como a Scania têm vindo a entregar camiões que cumprem os requisitos de emissões da nova norma há quase um ano, mas os veículos não podiam ser matriculados como Euro 6 até à aprovação formal da legislação.
Para acelerar a transição, o governo alemão alargou e aumentou os apoios de estado para aquisição de veículos Euro 6, que irão reduzir substancialmente as emissões. Entretanto, discute-se na Alemanha a possibilidade de introduzir taxas mais favoráveis nas autoestradas daquele país para veículos Euro 6. Aqueles incentivos podem reduzir consideravelmente o efeito do aumento de custo desta tecnologia, que é de aproximadamente dez mil euros relativamente a um veículo equivalente Euro 5 (aquele valor é idêntico em praticamente todos os construtores).
A Scania já começou a entregar camiões a clientes em toda a Europa. Os primeiros veículos tiveram como destino a Holanda, em fevereiro, seguindo-se a Suécia. Nas próximas semanas vai passar a ser possível matricular veículos Euro 6 na Suíça e em outros países. Além da Scania, também a Mercedes-Benz e a MAN apresentaram motores Euro 6. A marca de Estugarda já tem disponível o novo Mercedes-Benz Actros BlueTec 6, enquanto o construtor de Munique, que já revelou esta tecnologia para autocarros, deve estar à espera do lançamento da gama pesada que irá substituir os atuais modelos TGX/TGS, estando a apresentação ao público prevista para o mês de setembro, no Salão de Veículos Comerciais de Hannover.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA