A safra de cana tem preocupado moradores das cidades de Catiguá e Elisiário, localizadas no noroeste de São Paulo. O motivo se deve a alta circulação de caminhões carregados com o alimento, que passam diariamente pelos municípios sempre muito pesados, atravessavam a zona urbana e causam rachaduras nas casas além de muito barulho pela vizinhança.
Segundo o motorista Laudecir Bradfish, morador de Catiguá, há bastante tempo ele e demais habitantes da cidade pedem por mudanças. A casa de Bradfish, passou por várias reformas, mas mesma assim, está cheia de rachaduras e deve piorar agora com o início da safra. O aposentado Moisés dos Santos também está preocupado. Quando o fluxo de caminhões começa, ele se prepara para enfrentar noites mal dormidas por conta do barulho.
De acordo com a prefeitura do município, estão sendo realizadas obras para minimizar os transtornos, porém a conclusão não deve ocorrer antes de 60 dias. A estrada de terra, de quatro quilômetros, por onde os caminhões deverão passar, já está pronta, mas faltam alguns detalhes. Em Elisiário, os moradores enfrentam o mesmo problema. Há uma obra em andamento também, uma estrada vicinal por onde o tráfego de caminhões deverá ser desviado. Mas ninguém sabe ao certo quando ela estará pronta.
FONTE: O Carreteiro