Facchini

Marginal Pinheiros tem mais fila pela manhã após veto a caminhões

A restrição de circulação de caminhões na região da Marginal Pinheiros, adotada em setembro de 2010, não reduziu as filas na via durante o período da manhã, segundo demonstra levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), divulgado nesta segunda-feira (2). Em comparação entre o período de setembro de 2009 a agosto de 2010 e o de setembro de 2010 a agosto de 2011, o estudo demonstra que só houve redução no pico da tarde. Na Avenida dos Bandeirantes, inclusa na restrição na mesma época, houve melhora nos dois picos.
No período de 2009 a 2010, a CET registrou uma média de 15,9 km de lentidão no pico da manhã e de 16 km no pico da tarde na Marginal Pinheiros. Já de 2010 a 2011, a média da manhã foi de 17,4 km, sendo a da tarde de 15,4 km.
Já na Avenida dos Bandeirantes, a CET constatou melhoras nos congestionamento de ambos os picos. De 2009 a 2010, a média da manhã foi de 4,8 km e da tarde, de 7,6 km. De 2010 a 2011, após a restrição, os índices caíram para 4,3 km na manhã e 5,4 km na tarde.

Deslocamento de pessoas
Segundo a CET, apesar do índice de lentidão ter aumentando na Marginal Pinheiros durante a manhã, a proibição de transporte de veículos pesados abre espaço para veículos que transportam pessoas. “Estamos buscando facilitar o deslocamento de pessoas dentro do nosso viário já saturado, garantindo-lhes comodidade para que realizem suas atividades e deslocamentos”, afirmou a companhia em nota.
Segundo a CET, a proibição de caminhões ainda apresenta impacto positivo no trânsito em casos de acidente. Isso porque, de acordo com a companhia, o tempo de retirada dos veículos é muito maior no caso de acidente graves com vítimas envolvendo caminhões.

Marginal Tietê
Em 5 de março deste ano, a CET aumentou a restrição de circulação de caminhões para a Marginal Tietê. Os caminhões que circularem na via entre 5h e 9h e das 17h às 22h de segunda a sexta-feira serão multados. No sábado também há restrição, entre 10h e 14h.
Por causa do horário no período da manhã, a proibição de caminhões na Marginal Tietê fez com que o horário de pico no período matutino fosse estendido pelo menos até as 11h na primeira semana de adoção da medida. Entre os dias 5 e 9 de março, com o início da fiscalização, os índices de lentidão na capital paulista registrados pela CET ficaram acima da média nas medições das 10h e das 10h30.
FONTE: G1 SP 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA