RER Parts

Regulamentação de motorista é aprovada

Nesta terça-feira, 3, a Câmara dos Deputados aprovou, sem alterações, o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 99/07, que regulamenta a profissão de motorista. Agora, o texto segue para sanção presidencial e, caso aceito, passa a valer a partir da data de publicação. O objetivo do projeto é aumentar a segurança no trânsito e proteger a saúde dos motoristas.
"A proposta assegura aos motoristas seguro obrigatório custeado pelo empregador e proíbe que se remunere o motorista em função da distância percorrida ou da redução do tempo de viagem, pela quantidade ou natureza dos produtos transportados, de modo a não comprometer a segurança rodoviária ou da coletividade", disse Clésio Andrade, presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte). Ele apresentou um requerimento pedindo urgência na tramitação do projeto.
O excesso de tempo do motorista ao volante, um dos fatores apontados como maior causa de acidentes, poderá acarretar em prisão e multa para quem exigir que o profissional exceda sua jornada de trabalho.
A regulamentação da profissão garante, também, intervalo mínimo de 11 horas no período de 24 horas. O descanso poderá ser fracionado em nove horas e mais duas. A medida proíbe, ainda, o trabalho por mais de quatro horas seguidas sem um intervalo mínimo de 30 minutos para descanso.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA